Município divulga cronograma de vacinação contra Covid-19 para grupos prioritários na segunda e terça-feira
Na próxima segunda e terça-feira, dias 24 e 25 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, dá continuidade à aplicação das primeiras doses da vacina contra Covid-19 para quatro grupos prioritários: profissionais da Educação de 55 a 59 anos completos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) maiores de 18 anos, com comorbidades; profissionais de Saúde; e pessoas que tenham comorbidades.
Na segunda-feira (24), a vacinação será das 8h às 12h para todos os grupos, já que no período da tarde as equipes estarão em reunião técnica. Já na terça-feira (25), a imunização será das 8h às 14h na UBS Zona Leste (exclusivamente em sistema drive-thru) e na UBS Monte Cristo, e das 8h às 11h30 e das 14h às 16h nas demais UBSs.
Outra mudança é que na segunda-feira (24) serão vacinadas as pessoas com comorbidades que tenham entre 51 e 59 anos completos. Já na terça-feira (25), a vacinação será para pessoas com comorbidades que tenham entre 49 e 59 anos completos. Lembrando que, para receber a dose da vacina contra Covid-19, são consideradas comorbidades as seguintes doenças: diabetes, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doença renal, obesidade mórbida, cirrose hepática e demais doenças relacionadas no Plano Estadual de Imunização.
Gestantes e puérperas – As gestantes e puérperas com comorbidades, que tenham mais de 18 anos, poderão receber a dose da vacina Coronavac na UBS Zona Leste (exclusivamente em sistema drive-thru) e na UBS Campo Belo nos dois dias.
Para receber a dose, as gestantes puérperas precisam ir a um dos dois pontos de vacinação e apresentar documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina, Carteira de Gestante e uma prescrição/declaração com indicação do médico para receber a dose, constando a comorbidade existente.
Lembrando que agora o município estará imunizando a gestantes e puérperas que tenham comorbidades com doses da vacina Coronavac. Aquelas que já receberam a primeira dose do imunizante Astrazeneca não podem ser vacinadas novamente.
Frisando ainda que as gestantes e puérperas que tomaram a vacina contra Influenza devem aguardar o prazo mínimo de 15 dias para serem vacinadas contra Covid-19.